Transformando sua leitura da Bíblia

Será que você tem lido a Bíblia de forma correta? Saiba as abordagens erradas de se ler as Escrituras e aprenda como fazer de forma correta.

Em um debate teológico com os PhDs religiosos de sua época, Jesus afirmou àqueles que alegavam ter Moisés como patriarca: “Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito” (João 5.46).

É assim que você lê o Antigo Testamento?

A teologia bíblica molda nossa leitura da Bíblia ao alinhá-la à leitura do próprio Jesus – a saber, a leitura da Palavra de Deus como boas novas historicamente fundamentadas a respeito da graça de Deus através do Filho de Deus para o povo de Deus, para a glória de Deus.

Posicione na grande história

As lentes da teologia bíblica nos treinam a posicionar qualquer passagem no escopo da história única. Essa maneira de ler a Bíblia alegremente reconhece os diversos gêneros na Escritura – narrativo, poético, profecia, cartas. Embora a Bíblia não seja uniforme, ela é unificada.

A teologia bíblica lê a Bíblia como um drama se desdobrando, tomando lugar no tempo e no espaço do mundo real, que culmina em um homem chamado Jesus – que disse que “tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” – uma expressão para todo o Antigo Testamento – “era necessário que se cumprisse” (Lucas 24.44).

Alternativas para a abordagem da teologia bíblica

De que outras maneiras podemos ler a Bíblia?

  • A Abordagem Mina de Ouro – ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa.
  • A Abordagem Heróica – ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora.
  • A Abordagem das Regras – ler a Bíblia procurando mandamentos para obedecer a fim de sutilmente reforçar um sentimento de superioridade pessoal. Resultado: leitura farisaica.
  • A Abordagem Artefato – ler a Bíblia como um documento antigo sobre eventos no Oriente Médio há algumas centenas de anos que são irrelevantes para minha vida hoje. Resultado: leitura chata.
  • A Abordagem Manual de Instruções – ler a Bíblia como um mapa que me diz onde trabalhar, com quem casar e que xampu usar. Resultado: leitura ansiosa.
  • A Abordagem Doutrinária – ler a Bíblia como um repositório teológico para sacar munição para meu próximo debate teológico na Starbucks. Resultado: leitura fria.

Não transforme a Bíblia em algo que ela não é

Existe certa verdade em cada uma dessas abordagens. Mas tornar uma delas a lente predominante é transformar a Bíblia em um livro que ela nunca se propôs a ser. A abordagem da teologia bíblica entende a Bíblia em seus próprios termos – a saber, que “todas as promessas de Deus encontram seu ‘Sim’ em Jesus” (2 Coríntios 1.20). Resultado: leitura transformadora.

A teologia bíblica te convida a ler a Bíblia entendendo qualquer passagem dentro da narrativa central que culmina em Cristo. A Bíblia não é primariamente mandamentos com histórias de graça salpicadas. É primariamente uma história de graça com mandamentos espalhados nela.

E o que dizer das partes estranhas?

Algumas partes da Bíblia, é claro, parecem nada ter a ver com essa história de graça.

  • Como, por exemplo, lemos registros obscuros do Antigo Testamento sobre reis israelitas perversos ou sacerdotes malignos? A resposta da perspectiva da teologia bíblica é essa: Lemos como histórias que gradualmente intensificam nosso desejo por um verdadeiro rei, um sacerdote final, que nos liderará como esses homens deveriam ter feito – verdadeiramente representando Deus para o povo (rei) e o povo para Deus (sacerdote).Como lemos genealogias? Como testemunhos da graça de Deus a indivíduos reais, levando as promessas de Deus em linhagens específicas de maneiras concretas, promessas que nunca falharam, e que, em última análise, encontram realização em Jesus.
  • Como lemos Provérbios? Como boas novas de sábio auxílio de alguém para discípulos trôpegos como você e eu.
  • Um livro de boas notícias

    Imagine cair de paraquedas no meio de um livro, lendo uma frase e tentando entender tudo o que essa frase diz sem posicioná-la no meio do romance como um todo. Isso confundiria o leitor, obscureceria o significado e insultaria o autor.A Bíblia é o relato autobiográfico de Deus da sua missão pessoal de resgate para restaurar um mundo perdido por meio de seu Filho. Cada verso contribui com essa mensagem.

    Para fixar e exemplificar este entendimento veja os dois vídeos abaixo. No primeiro, Tim Keller responde sobre quem a Bíblia fala

    Sobre quem a Bíblia fala? from iPródigo on Vimeo.

    A Bíblia não é discurso motivacional. É Boa Notícia.

    Quer dizer que não podemos nos inspirar nos heróis da Fé? Receber sabedoria de Provérbios? A Bíblia não se aplica na minha vida?

    Esperamos que você não tenha ficado com essas dúvidas, porque não é isso que falamos. Para entendermos corretamente a Bíblia devemos lê-la sob uma lente cristocêntrica. Entender que tudo é primeiramente para a Glória de Deus em Cristo Jesus. Após isso e ainda dentro disso, precisamos saber que somos chamados para nos tornarmos como Cristo. Então, Provérbios se torna mais do que um conjunto de regras para ter uma boa vida, onde Cristo é só mais uma peça. Provérbios se torna conselhos inspirados para discípulos de Cristo viverem de forma sábia na terra. Os consolos propostos nas Escrituras, são consolos através de Cristo. Todas as promessas são “sim” em Cristo. Porque dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

    Adaptado do texto de Dane Ortlund, traduzido por Josaías Jr - iPródigo. Original: Transformando sua leitura da bíblia.
    Mesclado com o texto publicado pelo Voltemos ao Enavgelho, com vídeo produzido por Tim Keller. Traduzido e legendado por Filipe Schulz - iPródigo e por Beatriz Rustiguel da Silva - Hermeneutica particular. Original: Os meios da graça - Leitura Bíblica - 3.

Voltar