Voltar para séries

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 05/02/2017 – Pr. Antônio Sidnei
TEMA DA MENSAGEM: EU CREIO

O pastor iniciou sua mensagem dizendo que estará pregando uma séria com o tema “EU CREIO”.

Pergunta: Na sua opinião, o que é crer?

Pergunta: Como sua crença interfere na forma como você vive?

O Pastor ressaltando que o ato de crer está sempre relacionado a um compromisso e uma atitude de mudança. Quando cremos, efetivamente mudamos: a forma de pensar, de viver e de agir.

Ele destacou, ainda, que o ato de crer muda por completo nosso ser – nosso coração, e não apenas a nossa mente, nossa forma de pensar. Logo, quando uma pessoa crê, toda sua vida passa efetivamente a ser conduzida de acordo com aquilo que ela crê. Não é apenas uma manifestação oral – eu creio – mas é uma mudança de vida.

Pergunta: Qual a primeira mudança que ocorre com aquele que crê que em Jesus Cristo, em sua Palavra e naquele que o enviou? A resposta está em João 5:24 – passou da morte para a vida.

Pergunta: Mas o que é realmente crer em Jesus e em sua Palavra? Crer em Jesus é aquilo que Deus espera de nós (Leiam João 6.29). Mas crer em Jesus não é apenas dizer “eu creio”, mas é crer que Deus o enviou, é crer em sua Palavra e obedecer continuamente seus ensinamentos (Leiam João 8:31-32). Crer em Jesus é, portanto, crer em TODA a verdade que há na Palavra de Deus, na Bíblia.

Quando você crê nas palavras contida na Bíblia existe uma mudança em sua vida. E ESSA MUDANÇA VAI LEVAR VOCÊ ATÉ CRISTO!

Podemos crer em Deus e seus atributos, crer em Jesus, na salvação, inferno ou no diabo, mas o ponto de partida é o mesmo – a Bíblia!

O Pastor também ressaltou que, pelo pouco conhecimento que temos da Bíblia, o crer pode ser manipulado.

Pergunta: Você concorda que a falta de conhecimento da Palavra de Deus pode manipular a forma como cremos? Comentem! Leiam 2 Timóteo 3:16-17. Esse texto afirma que toda a Bíblia é inspirada e que toda ela é útil para ensinar, repreender, corrigir, instruir na justiça e deixar o homem apto e preparado para a boa obra.

Pergunta: Você já foi manipulado por sua própria forma de pensar, e descobriu estar errado após conhecer mais a Palavra de Deus? Se sim, conte como foi essa experiência. Facilmente somos levamos a manipular o que cremos, por aquilo que acreditamos em nós, pela nossa verdade, pelo que aprendemos com as “verdades” do mundo, simplesmente por desconhecer o que diz a Palavra da Verdade.

O pastor citou alguns exemplos de como a nossa crença pode ser manipulada pelo desconhecimento bíblico. Ele citou: 1) a falta de importância na família e a banalização do casamento. Hoje, muitos creem que o que importa é Eu ser feliz. Sendo assim, se meu casamento não está me fazendo feliz, posso me separar e buscar outro casamento para ser feliz. Mas o que a Bíblia diz? Leia Gênesis 2:24; Mateus 19:6 e Malaquias 2:16. 2) Se há disciplina na igreja, falta amor. Mas o que a Bíblia diz? Leiam 1 Coríntios 5:9-13. 3) Que o homossexualismo tem que ser aceito. Mas o que a Bíblia diz? Leia 1 Coríntios 6:9. Veja que o texto não fala só sobre homossexualismo, mas também sobre avarentos, alcoólatras, caluniadores, adúlteros… homossexualismo é pecado como a fococa também é pecado.

Questões como essas tentam moldar a nossa forma de crer ao mundo, e não são poucos os “cristãos” (que apenas dizem crer em Jesus, mas que desconhecem – ou mesmo negam – a Palavra de Deus) que defendem tais coisas.

Aquele que efetivamente crê em Jesus Cristo, em sua Palavra e que obedece continuamente seus ensinamentos, deve ter em mente que nós, cristãos, somos inimigos deste mundo perverso e tirano (Leiam Tiago 4:4) e que não devemos nos conformar com Ele, mas sermos transformados pela renovação do nosso entendimento, para que possamos experimentar qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Quando se trata de Deus e de suas verdades não é o que eu creio, não é minha crença pessoal que importa, mas é o que a Palavra de Deus diz. Qualquer crença que não esteja de acordo com o que a Palavra de Deus diz é nada. As verdades da Bíblia são inegociáveis. Eu creio! Em Deus, Jesus, na salvação, no inferno, no diabo, na vida eterna, nas promessas, porque eu creio no que Bíblia fala.

Pergunta: Você realmente acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus? Você realmente acredita no que a Bíblia fala? Há algo na Bíblia que você não acredita por ir contra aquilo que você crê? Comente!

C. Sproul disse certa vez: “Se há algo na Bíblia que eu não gosto, o problema não está nela. O problema está em mim.”. E essa é a questão. Não é a Bíblia que deve mudar para atender o que nós queremos ou cremos. Mas é o que cremos que deve ser renovado pela Palavra.

Nem sempre é fácil, mas Jesus não disse que seria fácil. Ele disse que teríamos aflições. Mas devemos crer que Deus tem planos melhores para nós (Jeremias 29:11). Devemos crer que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28). Devemos crer que não precisamos andar ansiosos, mas fazer os nossos pedidos conhecidos de Deus por nossas orações e súplicas (Filipenses 4:6-7). Essas são verdades que aprendemos e cremos através da Palavra de Deus.

O Pastor ainda destacou que muitas pessoas, em momentos de dificuldade, dizem coisas do tipo: “você não entende pelo que estou passando, você não sabe o que estou sentindo”. E que muitas vezes essas pessoas esperam de nós palavras do tipo: “você vai ser será curado, você vai ganhar dinheiro, você será próspero…”. Mas estaremos mentindo ao afirmamos tais coisas, pois não sabemos a vontade de Deus para a vida de cada pessoa.

Quando falamos “apenas creia em Deus, em Jesus e em sua Palavra”, talvez passemos a impressão de que estamos ignorando a realidade da pessoa. Mas não podemos ir além disso, pois estaríamos mentindo. Nosso limite é esse: Creia em Deus, em Jesus e em sua Palavra – Deus tem pensamentos de paz e não de mal; todas as coisas cooperam para nosso bem; não fique ansioso. Creia!

O Pastor citou o caso da filha de Jairo (Leia Marcos 5:35-36). Todos diziam que ela já havia morrido. Sua morte era uma realidade na vida daquelas pessoas. Mas Jesus disse: “Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada”. Jesus é quem tem as chaves da morte e do hades (Apocalipse 1:17-18). Portanto, por mais que não entendamos, devemos confiar que Deus sabe o que está fazendo.  Devemos apenas crer.

O Pastor citou ainda o exemplo de Jó, que nunca recebeu explicação de Deus para suas aflições, do porquê Deus permitir tanta dor e sofrimento. Mas quando Deus o fez ver quem Ele era, isso bastou para Jó. Essa também deve ser a nossa realidade. Não importa o porquê estejamos passando por dificuldades, importa é que temos um Deus Todo Poderoso que está no controle de tudo, nada lhe foge do controle. Por mais revolto que esteja o mar, basta-Lhe uma palavra e o bravio mar se acalmará.

As mesmas coisas sucedem ao justo e ao ímpio, estamos sujeitos a passarmos pelas mesmas situações que todos, porém, o justo pode estar confiado de que Jesus estará com ele no barco.

Pergunta: Você crê em Deus e em Jesus Cristo, e confia nos seus ensinamentos (na Bíblia) a ponto de obedecê-los diariamente, mudando completamente sua vida e renovando seus pensamentos?

Creia nas promessas de Deus, na providência Divina, tenha contentamento e a paz de Deus, creia em Jesus Cristo, confie e obedeça seus ensinamentos, viva de acordo com essa crença.

O Pastor citou ainda o credo apostólico, que resume bem aquilo em que devemos crer: “Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, por meio de seu Espírito Santo, aumente a nossa fé, para que creiamos verdadeiramente nEle e naquele que Ele enviou, seu filho, Jesus Cristo. Ore para que Deus, por sua misericórdia, renove nossa mente mediante a Sua Palavra, para que possamos conhecer a sua boa, perfeita e agradável vontade. Que Ele nos capacite a viver de acordo com nossa crença nEle, em Jesus e em sua Palavra.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus para que a obra regeneradora do Espírito Santo seja manifesta em seus corações, para que haja arrependimento e fé, a fim de que tais pessoas entreguem suas vidas a Jesus e creiam nEle. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!