Voltar para séries

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 04/12/2016 – Pr. Antônio Sidnei

Esta semana foi de muita reflexão sobre a vida, sobre o sofrimento, diante da tragédia de Chapecó. De alguma forma nos identificamos porque a dor faz parte de nós. Somos vulnerais. Acidentes como esse nos lembram que a vida é como a sombra que passa. Não sabemos quando ela terminará. Por isso, amado líder, firme-se cada vez mais na Rocha da tua salvação, Jesus Cristo, e aproveite cada momento que tiver para falar do amor de Deus para as pessoas, permanecendo firme e constante, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o seu trabalho não é vão no Senhor (1 Co 15:58).

IMPORTANTE: Por favor, divulguem em suas células que as inscrições para o Musical Ressuscitou e as pré-inscrições para o Retiro no Carnaval (a ser realizado no período de 24/02 a 01/03/17), já estão abertas. No momento ainda não temos o valor para o retiro. Em breve divulgaremos local e valores.

TEMA: BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO – PARTE 2
Justificados e Seguros no amor de Deus (Romanos 5:1-11)

Na mensagem de domingo o pastor deu continuidade ao estudo dos Benefícios da Justificação, ressaltando que, além da paz, o justificado desfruta de segurança no amor de Deus. Os versículos chave foram Romanos 5:5 (E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu) e Romanos 5:8 (Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.). Estes textos apresentam o amor de Deus de duas formas distintas:

Na primeira forma (v. 5), o amor de Deus, derramado em nossos corações por meio do Espírito Santo, é tratado como uma experiência subjetiva individual, fruto de nosso relacionamento pessoal com Ele. Percebemos esse amor através do cuidado Deus na vida do cristão que está passando por um momento de tribulação. Como exemplo, tivemos o testemunho da irmã Cleynise, que passou por um câncer, e que durante todo processo de cura experimentou tristezas, angústias, lutas, mas que nunca deixou de sentir a presença poderosa de Deus em sua vida. O Pastor ressaltou, então, que sem a ação confortadora e consoladora do Espírito Santo em nós seríamos consumidos pela dor que muitas vezes nos atinge. Por isso que apóstolo Paulo nos diz: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2Co 4.8,9).

Perguntas para aplicação na célula

  1. Você já passou por alguma tribulação em sua vida, que tenha lhe causado dor, angústia, sofrimento, mas que, ao final, revelou o amor que Deus tem por você? Gostaria de compartilhar sua experiência?

Por pior que seja a dor e o nosso sofrimento, em todas as coisas somos mais que vencedores. Jesus nunca nos prometeu uma vida fácil, mas Ele disse que estaria conosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28.20). A presença do Senhor ao nosso lado, em todos os momentos, traz um grande conforto, “uma paz que excede todo entendimento, e que guarda o nosso coração e a nossa mente” (Fl 4.7). Mas só desfrutam dessa paz aqueles que têm Cristo como Senhor de suas vidas. Que já foram justificados.

2) O pastor mencionou algumas perguntas feitas a ele durante a semana. Consegue respondê-las?

  • Porque Deus não tira o sofrimento dos justos, porque precisamos sofrer? Resposta: Por que a tribulação cai sobre todos, (para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mt 5.45) não estamos isentos da aflição.
  • Mas Deus poderia tirar a tribulação dos justos? Resposta: De fato Deus poderia nos tirar desta vida (Vida eterna imediata), ou, poderia até nos deixar nesta vida sem dor, sofrimento, aflição (mais isso iria contra suas palavras). Ademais, se isso de fato se concretizasse, perderíamos algo muito importe sobre o amor e o cuidado de Deus. Mesmo sendo cristão somos atraídos pelo pecado (estou certo?), mesmo sendo cristão a qualquer momento você pode se desviar. Essa inclinação ao pecado contínua em você (1 Jo 2.8-9). Se não for o Espírito Santo em você confirmando que Deus lhe ama e cuida, dizendo “tenha esperança” porque ele está com você em meio as tribulações, você facilmente deixaria Deus. Você facilmente esqueceria Deus. As tribulações caem sobre todos, mas para o cristão elas são molas propulsoras que nos fazem chegar mais perto de Deus (como os filhos doentes que buscam o alívio no colo do pai). Deus é tremendo, e somente sendo justificado podemos sentir a paz de Deus e a confirmação de que Ele nos ama e que está conosco.

Na segunda forma de amor (vs. 8-11), Paulo nos mostra que o amor de Deus por nós não é caraterizado por sofrer ou não sofrer, pela alegria ou tristeza, mas pelo fato de Jesus ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores! Esse é o amor de Deus é objetivo. Com base nessa afirmação, o pastor concluiu que podemos ter casa, dinheiro, marido/namorada, emprego, saúde… tudo o que alguém pode querer. E isso poderia nos levar a pensar que Deus nos ama, por termos tais coisas. Isso é um tremendo engano. Nada disso prova o amor de Deus por nós. A prova do amor Deus está na cruz do calvário. A provado amor de Deus é o fato que nós éramos ímpios, pecadores, destinados ao inferno por toda a eternidade, mas Deus, que tanto nos amou, enviou seu único filho, para morrer em nosso lugar, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). Jesus se entregou por você creia e será justificado, creia e terá paz com Deus, experimentará o amor de Deus em todas as circunstâncias, creia e perceberá o perdão.

Paulo alegra nosso coração ao declarar que a ira de Deus não caíra sobre nós, pois já fomos reconciliados com Cristo! E seremos salvos pela sua vida! “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação. (Romanos 5:10,11)

Perguntas para aplicação na célula

1) Você alguma vez já questionou o amor de Deus baseado em sua vida? Naquilo que você possui ou não possui? Compartilhe esse momento.

2) Você compreende que a maior prova do amor de Deus não consiste naquilo que Ele nos dá (bênçãos físicas ou materiais), mas naquilo que Ele fez por nós na cruz (salvação eterna)?

CONCLUSÃO:

Passamos por situações amargas e vales sombrios. Nosso coração, algumas vezes, é fuzilado pela dor, é estimulado pela angústia, e esmagado por muitos tormentos. Nessas horas, somos assistidos pelo consolo divino. Deus é nosso amparo e refúgio. Ele é quem enxuga nossas lágrimas, alivia nosso fardo e nos carrega no colo. O consolo divino é um bálsamo que vem do céu trazendo refrigério para nossa alma. (Hernandes Dias Lopes)

Ore com os irmãos da sua célula e faça-os lembrar que aqueles que já entregaram suas vidas a Cristo, já foram justificados por Ele, e que a justificação nos beneficia com a paz e com o amor objetivo e subjetivo de Deus, o qual nos capacita, pelo derramar do Espírito Santo em nossos corações, a superar toda e qualquer adversidade. Anime-os sobre essas verdades. Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus e peça para que ele conceda arrependimento e fé, dando a essa pessoa a oportunidade de entregar sua vida a Jesus, para possa também experimentar dessa paz e usufruir do amor de Deus. Se o houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.