Voltar para séries

Se preferir, ouça na íntegra a mensagem pregada.

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 22/01/2017 – Pr. Antônio Sidnei
TEMA DA MENSAGEM: RENOVA A NOSSA IGREJA – PARTE 2

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2:42).

O Pastor iniciou sua mensagem destacando que nós formamos a igreja. Então se queremos restaurar a igreja, devemos começar em nós. Se a igreja não está cumprindo seu papel, é porque nós (eu e você) não estamos cumprindo nossos papeis. A falta de leitura bíblica ou de oração na igreja é um reflexo da nossa própria falta de leitura e oração pessoal.

Ressaltou, ainda, que uma igreja Cristã pautada nas doutrinas do Novo Testamento deve ter como ingredientes principais a perseverança na doutrina dos apóstolos, a comunhão entre os irmãos, o compartilhar da ceia do Senhor e as orações coletivas. Quando tais ingredientes se fazem presentes, esta igreja está efetivamente sendo testemunha viva do nosso Senhor Jesus Cristo.

Então o Pastor passou a falar sobre o primeiro ingredientes: a perseverança na doutrina dos apóstolos.

Pergunta: O que é perseverança? Perseverança é a qualidade de quem não desiste, que não para em meio as dificuldades, mas que insiste e persiste para alcançar seus objetivos.

Pergunta: Com base nesse conceito, o que é perseverança na doutrina dos apóstolos? É a qualidade daquele que não desiste de conhecer e apender a Palavra de Deus, mas insiste e persiste em descobrir, através do estudo de sua Palavra, o que Deus quer para cada um de nós.

Pergunta: Quão sério é para você a leitura da Palavra de Deus? Nesse momento o pastor fez uma comparação entre a importância que damos aos nossos estudos seculares (para concursos ou vestibulares), que muitas vezes nos motivam a abandonar Whatsapp, Facebook e afins. Muitas vezes até nos afastamos do convívio com amigos, em prol desse estudo. Nessas situações há um foco objetivo (estabilidade financeira, carreira, etc), e então você persevera nos estudos. Supera os obstáculos, preguiça, etc.

Pergunta: Você alguma vez já fez isso? Já parou coisas na sua ida para alcançar um objetivo, para se dedicar a algo específico, estudo? Você já fez algo parecido quando o assunto é estudar a Bíblia?

O Pastor destacou que falamos sobre conhecer a Deus, encaramos isso de forma subjetiva (distante) e não damos a mesma importância, embora tal conhecimento seja muito mais relevante, já que trata de nossa eternidade. Esse pensamento errôneo precisa ser corrigido. Precisamos entender e conhecer a Palavra de Deus.

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.” (Oséias 6:3).

Precisamos nos esforçar e nos empenhar em conhecer a Deus, pois ele virá para nós. E a fonte desse conhecimento está na Palavra de Deus. E não devemos apenas conhecer e entender a Palavra de Deus, mas aplicá-la em nossas vidas.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. (Salmos 119.115). É a Palavra de Deus que mostrar o caminho por onde devo seguir!

Pergunta: Como você tem definido os caminhos para onde sua vida vai? Quais conselhos segue para tomar suas decisões diárias? Você segue seu coração, os conselhos dos amigos ou segue a Palavra de Deus?

A igreja viva é uma igreja que está aprendendo, uma comunidade que estuda. John Stott diz: “Poderíamos dizer que, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo abriu uma escola para a igreja. Os mestres da escola eram os apóstolos, a quem Jesus tinha escolhido e treinado: e haviam três mil estudantes… na realidade, meninos do jardim de infância. Estes recém-nascidos para a fé, convertidos e cheios do Espírito Santo, não estavam dedicados a desfrutar de uma experiência mística (sentir Deus) que os fizesse esquecer ou de arrazoar sobre o que criam. Pelo comentário, perseveravam na doutrina dos apóstolos e queriam aprender tudo o que fosse possível. Tinham fome da verdade e queriam sentar-se aos pés dos apóstolos e absorver seus ensinamentos.”

Pergunta: Você tem fome da verdade? Quando temos sentimos fome, há um desejo, uma busca por alimento. Você sente isso com relação à Palavra de Deus? Sua busca por Deus tem sido mais mística (ou seja, você quer “sentir” Deus) ou mais racional (conhecê-lo da forma como ele se revelou, mediante sua Palavra)? Se queremos ser cheios do Espírito Santo, precisamos estar cheios da Palavra de Deus. Não há como querer a plenitude do Espírito Santo, e não desejar conhecer a Palavra que o próprio Espírito inspirou.

O Pastor ressaltou que se alguém deseja apenas uma experiência com Deus (ver curas ou buscar curas, receber as bênçãos: saúde, financeiro, parar de sofrer, parar de ter medo) a igreja do Novo Testamento não servirá para essa pessoa. Pois esta é apenas uma busca mística de tentar sentir Deus. Antes, a Palavra de Deus precisa queimar em nossos corações. O que a Palavra de Deus tem a me dizer sobre as promessas de Deus, sobre medos, sobre curas e como essa Palavra se aplica em minha vida. Não é o que o pastor diz, um amigo diz, um livro diz, mas o que a Palavra de Deus diz sobre tais coisas.

Uma igreja verdadeira é pautada nos ensinos do Novo Testamento… na perseverança das doutrinas dos apóstolos. Uma igreja verdadeira sente Deus, tem experiências com Deus, prova dos milagres de Deus, sente a unção do Espírito Santo, mais todas essas experiências devem estar pautadas e balizadas na Palavra de Deus. Isso porque, quando nos deixamos levar por sentimentos, sem a base na Palavra de Deus, somos levados por nossos próprios corações, e nossos corações são enganosos e tendem a nos enganar (Leia Jeremias 17.9), a menos que estejamos atentos ao que diz a Palavra de Deus.

O Pastor deu alguns exemplos de enganos do coração: Exemplo 1) desejo de casar, que leva a pessoa a buscar cegamente que um parceiro. Essa busca passa a ser seu objetivo (do seu coração), e a pessoa acaba se frustrando em muitos namoros. O que a Palavra de Deus diz aos solteiros? Que devem se dedicar ao Senhor (1 Coríntios 7:32). Se a base da pessoa for a Palavra de Deus, ela perceberá esse engano do coração, e saberá que Deus, no momento certo, lhe dará o parceiro certo. Exemplo 2) O marido ou esposa que trai seu parceiro e que se apaixona por outra pessoa, e pensa que Deus “agora” está te dando o parceiro ideal, “agora” você será feliz. Mas o que a Palavra de Deus diz? Que Deus detesta o divórcio (Malaquias 2:16a). Deus jamais colocara um fim no casamento para formar outro, pois isso vai de encontro com sua Palavra (Mateus 19:6). Pensamentos de divórcio não são pensamentos vindos de Deus. Ao contrário. A Palavra de Deus fala sobre restauração de casamento. Outros exemplos): Casamento ou sociedade empresarial entre cristãos e não cristãos. A pessoa que não é crente pode parecer uma excelente pessoa, mas isso vai de encontro com a Palavra de Deus (2 Coríntios 6:14).

Pergunta: Você já foi enganado por seu próprio coração? Compartilhe.

Precisamos estar atentos ao que a Palavra de Deus diz. Confirme todos os seus pensamentos com a Palavra de Deus. Confirme a Palavra de Deus com a própria Palavra de Deus. Não use versículos isolados ou fora de contexto, estude o contexto, somente assim você conhecerá a real vontade de Deus. Até mesmo nossas orações só são ouvidas e respondidas quando feitas de acordo com a vontade de Deus (1 João 5:14-15; 1 João 3:22 e Tiago 4:1-3). Precisamos entender qual é a vontade de Deus (Efésios 5:17).

A vontade de Deus não está oculta ou escondida. Ela já foi completamente revelada. Precisamos sim perseverar no estudo de sua Palavra – a Bíblia – para que possamos entender o que ele já revelou.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ” (Hebreus 4:12).

Pergunta: Você já tomou alguma decisão pensando ser a vontade de Deus para sua vida, mas depois descobriu que essa decisão contrariava a própria Palavra de Deus? Comentem.

Quanto uma pessoa é verdadeiramente transformada por Deus ela passa a desejar o Deus que a transformou. Ela se preocupa em confirma sua salvação como diz Paulo a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Timóteo 2:15). Paulo diz ao jovem Timóteo para procurar ser aprovado. Onde? Na Palavras de Deus. Por isso precisamos manejar bem essa palavra e esse deve ser um desejo sincero de cada cristão. O desejo de perseverar na palavra de Deus alimentando seu espirito com o poder da palavra de Deus.

Por isso o ensino da palavra vem primeiro, porque foi a Palavra de Deus que conduziu as pessoas a crer no senhor Jesus e sua transformação, foi a pregação de Pedro, o seu ensino, sua doutrina que uniu as pessoas. As pessoas estavam juntas porque tinham a mesma experiência, e tinham a mesma experiência porque criam no mesmo ensino, na mesma mensagem. Na doutrina dos apóstolos. Elas “aceitaram a palavra” e “foram batizados”. Todos os que creram estavam juntos. No que eles creram? No mesmo ensino. Uma igreja é unida quando compartilham da mesma doutrina, mesmo ensino!

O que queremos como igreja? Que as crianças adolescentes, jovens e adultos perseverem no ensino da Palavra de Deus. Que todos leiam a Bíblia, não só leiam, mas que estudem, meditem e apliquem as Palavra de Deus à suas vidas.

Cremos que o Espírito de Deus dirige o seu povo a submeter-se à Palavra de Deus, e quando o faz, essa igreja se renova com a presença do Espírito Santo.

Por isso, a Igreja Batista Jardim Floresta está promovendo a maior campanha de leitura e estudo da Bíblia já realizado. É o Circuito 4×4 de Leitura Bíblica, que será lançado dia 05 de fevereiro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de nosso site (www.ibjf.com.br/circuito4x4).

Conhecer a Palavra de Deus e praticá-la é o grande segredo. Lendo quatro capítulos da Bíblia durante as quatro estações do ano, conseguiremos ler toda a Bíblia em 2017, e assim nos encheremos diariamente com as verdades da Palavra de Deus. Se colocarmos em prática o que lermos construiremos vidas que permanecerão em constante sucesso.

Para que tudo funcione, dividimos a Bíblia em 4 grupos de leitura, iniciando pelo Novo Testamento. A cada estação você receberá um roteiro com as passagens que deverão ser lidas em cada dia. Serão 4 capítulos por dia, lidos ininterruptamente a partir do dia 05 de fevereiro até o dia 25 de novembro de 2017. Ao final da campanha haverá uma grande festa de celebração das Células, quando aqueles que concluírem a leitura receberão uma medalha simbólica de conclusão do desafio. Inscreva-se e estime sua célula. Vamos fazer isso juntos!

Informe aos pais que as crianças também participarão. Instrua-os a ajudarem os pequenos, auxiliando-os nas leituras e marcando com elas a ficha de acompanhamento que será disponibilizado pela equipe do Geração Futuro.

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, por meio de seu Espírito Santo, renove sua igreja, colocando em nossos corações o desejo e o anseio de querer conhecer Deus acima de tudo por meio do estudo da doutrina dos apóstolos. Que Deus nos desperte à leitura da Palavra de Deus para que possamos conhecer qual seja a perfeita e agradável vontade de Deus.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus para que a obra regeneradora do Espírito Santo seja manifesta em seus corações, para que haja arrependimento e fé, a fim de que tais pessoas entreguem suas vidas a Jesus. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!