Voltar para séries

MENSAGEM AO LÍDER: “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1Tessalonicenses 5.24). Amado Líder, devemos sempre meditar sobre a alegria da doutrina da perseverança dos santos e honrar a fidelidade de nosso Deus por meio de uma confiança santa nEle. Que o nosso Deus lhe traga o senso de sua segurança em Cristo Jesus. Que Ele lhe assegure de que o seu nome está escrito nas mãos dEle e sussurre em seus ouvidos a promessa: “Não temas, pois, porque sou contigo” (Isaías 43.5).

 

IMPORTANTE: Por favor, divulguem em suas células que as inscrições para o Musical Ressuscitou e as pré-inscrições para o Retiro no Carnaval (a ser realizado no período de 24/02 a 01/03/17), já estão abertas. No momento ainda não temos o valor para o retiro. Em breve divulgaremos local e valores. Comunique, ainda, sobre a Celebração da Virada (dia 31/12) e sobre a Ceia. Quem quiser participar da ceia deve informar seu nome ao Abrace, para divisão dos pratos a serem trazidos para o jantar.

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS: No próximo domingo (18/12/2016) teremos um culto especial de ação de graças a Deus, pela vida e pelo ministério do Pr. Sant-Clair e de toda sua família. Durante quase 14 anos o Senhor manteve o Pr. Sant-Clair a frente de nossa igreja, usando-o para nos conduzir por seus caminhos. Isso é motivo de grande alegria. Devemos sempre nos lembrar dos nossos pastores, que nos falaram a palavra de Deus, cuja fé imitamos (Hebreus 13:7). Celebre conosco, traga toda sua célula.

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 11/12/2016 – Pr. Antônio Sidnei

TEMA DA MENSAGEM: VIVENDO NA LUZ

Versículo base: “Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: ‘Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti’” (Efésios 5:8-14).

Sugestão de dinâmica: Se for possível, leve sua célula para um lugar escuro (ex. um quarto, com cortinas fechadas). Fale sobre como a escuridão dificulta a visão correta das coisas (você pode mostrar objetos, textos, etc). Perguntem se conseguem ver. Em seguida, acenda uma vela. Observe como uma pequena luz acessa pode dissipar densas trevas. Lembre-os de que Jesus é a luz do mundo.

Sugestão de dinâmica 2: Entregue duas folhas de papel para cada membro da célula, em uma escrito LUZ, na outra TREVAS. Faça com que todos segurem luz na mão direita e trevas na mão esquerda. Peça que fechem os olhos e façam uma retrospectiva de sua vida no ano de 2016. Vá perguntando (se possível coloque uma música lenta de fundo): Para Jovens: Como você foi como amigo (foi um bom amigo? mentiu para algum amigo? enganou algum amigo? brigou com um amigo?), como filho (respeitou seus pais? honrou-os? discutiu constantemente com eles? mentiu para eles?), como aluno (foi aplicado em seus estudos? colou nas provas? gazeteou aula?), como cidadão (respeitou os mais velhos? furou fila? avançou o sinal vermelho?) Como filho de Deus? (dedicou-se à leitura da Bíblia? Como foi seu tempo de oração? Cometeu algum pecado reiterado do qual já havia se arrependido? Não quis ir à igreja? Frequentou a EBD?) Para Adultos e/ou Casais: Use as mesmas perguntas com relação a amigos, cidadão e Deus, e acrescente: como esposo(a) (respeitou seu cônjuge? honrou-o? discutiu constantemente com ele? mentiu para ele? traiu? amou?), como pai (respeitou seu filho? ensinou a ele os caminhos de Deus? dedicou tempo a ele? mentiu para ele? se excedeu em algum castigo?), como empregado ou empregador (respeitou seu chefe/empregado? tratou com respeito os colegas de trabalho? zelou pelo patrimônio da empresa?). Em todas essas relações, você foi mais luz ou mais trevas? Peça que eles levantem a folha que represente essa resposta. Encerre perguntando se eles acham que Deus aprovou suas atitudes, ações e pensamentos neste ano? Compartilhem.

Observação: Lembre seus liderados que nada é oculto para Deus. Ele sonda nossos corações e conhece todas as nossas atitudes, ações e pensamentos, e sobre tudo isso prestaremos contas diante dEle (Romanos 14:12 e Jeremias 17:10). Ressalte o fato de que nossa vida é curta (Salmos 144:4), e que precisamos trazer luz para nossas ações, pensamentos e atitudes o mais rápido possível. Nós cristãos somos chamados para sermos luz, e devemos viver na luz de forma prática.

O Pastor destacou que o texto de Paulo faz oposição entre luz e trevas. Concluiu, assim, que não existe um meio seguidor de Cristo. Ou você é luz ou é trevas. Ou seu destino é o céu ou o inferno; Ou você foi reconciliado com Deus ou é inimigo de Deus; Ou é um filho de Deus ou um filho da ira; Ou você anda na luz ou nas trevas.  Por isso Paulo ordena que os filhos da luz andem na luz. E andar na luz é brilhar a luz de Cristo em todas as áreas de sua vida: em casa, no trabalho, na rua, na escola, e, principalmente, quando você está sozinho. Em todas essas situações a luz de Cristo deve brilhar em nós, caso contrário, ainda seremos trevas (éramos trevas, agora somos luz – v. 8).

Pergunta: O que significa viver na luz e como viver isso de forma prática? Resposta: Seja bom, justo e verdadeiro sempre. Paulo responde no versículo 9 dizendo que o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. O próprio Jesus já havida advertido que é “Pelo fruto que se conhece a árvore”. Os Frutos daqueles que estão na luz são conhecidos. O filho da luz deve produzir os frutos da luz. (um cristão sabe que é cristão pelo fruto que produz). Por isso, o resultado das nossas ações não pode ser outro senão bondade, justiça e verdade.

1) BONDADE

Pergunta: O que significa ser uma pessoa bondosa? Ou quais são as características de uma pessoa bondosa? Comente com seus liderados e faça-os refletir sobre a diferença entre bondade e maldade, destacando que os frutos das trevas (maldade) são manifestas no egoísmo, na humilhação, no desprezo, na indiferença, na discórdia e na inveja. Quem vive na luz se dispõe a tornar o mundo um lugar melhor. Utiliza bem os recursos naturais; demonstra respeito pelas pessoas; ajuda quem precisa, etc.

Pergunta: Há alguma área da sua vida ou alguém que provoque em você um sentimento egoísta ou que lhe cause desprezo, indiferença, discórdia ou inveja? Traga luz para essas trevas agora. Arrependa-se, confesse seus pecados a Deus. Ele é fiel e justo para perdoar.

2) JUSTIÇA

Pergunta: O que é justiça para você? Você se considera uma pessoa justa? Somos chamados para praticar a justiça. Quem vive na escuridão é desonesto, injusto, inescrupuloso e sempre banca o esperto. Gosta de levar vantagem em tudo e sempre usa do “jeitinho brasileiro”. Mas o filho da luz promove a justiça sempre. Os filhos da luz são honestos e nobres mesmo quando ninguém está nos olhando. É honesto no trabalho, honra seus compromissos, não aceita subornos, não pratica corrupção.

Pergunta: Qual é a sua reação imediata quando alguém lhe devolve o troco a mais do que devia? O que você faria se, ao pagar a conta em um restaurante, percebesse que o garçom esqueceu de anotar um suco que você tomou? Já aconteceu alguma situação similar a essas, onde sua honestidade foi colocada a prova? Comente sua experiência.

Pergunta: Em geral, os computadores tem instalado o sistema operacional e, no mínimo, alguma ferramenta de edição de texto. Se você tem um computador, provavelmente ele terá o Windows e o pacote Office (word, excel, powerpoint). Você pagou por esses sistemas ou instalou uma versão pirata? Como você se sente a respeito?

Pergunta: Atualmente é comum pessoas dividirem com amigos planos de TV por assinatura, mas essa prática é considerada ilegal. Você já fez algo semelhante? Seria tal atitude digna de um filho da luz?

3) VERDADE

Somos chamados para a verdade: A mentira aprisiona e escraviza, torna pessoas falsas e hipócritas nos relacionamentos, mesquinhas e fofoqueiras. Deus espera que seus filhos andem na verdade e brilhem pela transparência e sinceridade.

Pergunta para Jovens: Você é verdadeiro com seus pais com relação à sua vida e suas condutas ou há áreas de sua vida que seus pais simplesmente desconhecem? Gostaria de compartilhar?

Pergunta para Casais: Você e seus cônjuge sabem as senhas de acesso um do outro (do celular, redes sociais, banco, etc)? Como você se sente quando ou se o seu cônjuge esconde essa informação de você?

A bondade, a justiça e a verdade são os frutos imprescindíveis na vida do cristão. Praticando tais frutos, estaremos glorificando o nome de Cristo. Os cristãos que vivem na luz sabem que estão na luz e estão ligados com Cristo. O cristão sabe quando está errado, quando está pecando.

Pergunta: O que fazer se há áreas de nossas vidas em que estamos mais nas trevas do que na luz? Resposta: Não participar mais das obras infrutíferas das trevas; antes, expor tais obras à luz (Efésios 5:11). Não seja participante de nenhum pecado, de nada que ofenda o caráter santo de Deus. Embora sejamos filhos da luz, as vezes pecamos e acabamos participando das obras das trevas (ódio, ranço, mentiras, adultério, pornografia, lascívia, etc). Além de não participar de tais coisas (esse é o objetivo primeiro), sempre que percebemos isso em nossas vidas devemos expor isso à luz de Cristo, em arrependimento e mudança. Algumas coisas, de tão inconveniente, não deveriam fazer parte sequer de nossas conversas (ver Efésios 5:3-4). E algumas coisas que são feitas em oculto (pensando que Deus não vê), são vergonhosas até para ser mencionado (Efésios 5:12).

Devemos expor os nossos pecados a luz de Cristo e abandoná-los (v. 13). Deixar de participar deles. Além disso, mostrar a outras pessoas as suas obras más, expondo-as a luz, mostrando como Deus se sente com relação a tais atos. Expor o pecado não é, a princípio, expor a pessoa do pecador, mas mostrar a ele o seu erro. Não para condená-lo, mas para ajudá-lo, a fim de que se livrem do mal. (se quiser, comente sobre o processo da disciplina de Mateus 18:15-17).

Precisamos anunciar a verdade da luz de cristo, e não sermos influenciados pelas trevas. Pois nossa luz é maior que qualquer treva (mais densa treva foge a mais branda luz de uma vela). É hora de acordarmos, a fim de que Cristo nos ilumine (v. 14). SE VOCÊS SÃO LUZ ANDEM NA LUZ.

Se no ano de 2016, que está se encerrando, você vivenciou mais trevas do que Luz… acorde. Viva para Cristo, e brilhe da sua luz em 2017.

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, envie seu Espírito para santificar as motivações de seus corações e as justificativas que dão para fazer as coisas. Que cada um possa sempre ter como justificativa de seus atos o desejo de fazer a vontade de Deus, segundo a sua Palavra e os seus ensinamentos. Que o Espírito Santo revele em todos os momentos como a tua Palavra se coloca diante das situações de nossas vidas. Para que todos possam a cada dia viver, andar e refletir a luz de Cristo.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus e peça para que ele conceda arrependimento e fé, dando a essa pessoa a oportunidade de entregar sua vida a Jesus, abandonando as trevas a fim de serem feitos filhos da luz, para que andem também na luz. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!