Voltar para séries

Se preferir, ouça na íntegra a mensagem pregada.

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 15/01/2017 – Pr. Antônio Sidnei
TEMA DA MENSAGEM: RENOVA A NOSSA IGREJA

“Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”. Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!”. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2:37-47).

O Pastor iniciou sua mensagem destacando que o Espírito de Deus continua atuando em nós hoje da mesma forma como atuou na igreja primitiva. Ressaltou que, de acordo com o texto, naquele momento, houve o derramamento do Espírito Santo (v. 1-12), o qual está disponível ainda hoje, e todo aquele que crê no evangelho recebe o Espirito Santo de Deus. Ressaltou também a zombaria daqueles que não entenderam (v. 13), e que ainda hoje aqueles que não conhecem e sentem o Espirito Santo de Deus zombam. Destacou, ainda, o sermão expositivo de Pedro (vs. 14 -36), e as pessoas que, após ouvirem este sermão, se arrependeram de seus pecados e foram batizadas (quase 3 mil, vs. 37 – 41). Por fim, destacou a vida comum da igreja surgindo (vs. 42-47).

O Pastor lembrou ainda que o livro de Atos é repleto de informações doutrinárias e práticas cristãs que precisam ser seguidas pela Igreja. Ressaltou, ainda, que, embora este livro não seja propriamente doutrinário – ou um guia de doutrina para a igreja –, é uma demonstração efetiva do exercício da vontade de Deus por meio da igreja.

Nesse sentido, fomos lembrados de que a igreja é o conjunto de pessoas que nasceram de novo. Ou seja, das pessoas regeneradas em Cristo, por intermédio do Espírito Santo, que os convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Daquelas que um dia ouvirem o evangelho e creram, tendo sido selados pelo Espírito Santo. (Ler Efésios 1:13-14). Assim, temos a chamada igreja universal (composta por todos os outros cristãos do mundo todo, que são ligados pelo mesmo Espírito Santo). Mas esta igreja universal se torna corpo visível de Jesus Cristo quando se junta em comunidade local, em nosso caso, a IBJF.

Como igreja, nossa primeira missão é glorificar a Deus mediante a proclamação do evangelho. Além disso, precisamos ser unidos, contagiantes, vivos e alicerçados na Palavra de Deus, em oração comunitária. É isso que nos faz ser igreja de Jesus Cristo.

Assim, precisamos desenvolver, como igreja, aquilo que a Palavra de Deus nos diz que devemos ser e fazer. Em especial, de acordo com Atos 2, precisamos desenvolver a unidade. Vemos que a igreja tinha tudo em comum. Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Eles tinham tudo em comum. Eles causavam admiração no povo pela sua forma diferente e unida de ser. E Deus acrescentava a essa igreja aqueles que iam sendo salvas.

Mas para chegar a esse ponto, primeiro foi necessário o derramar do Espírito Santo. No início de atos 2 ocorre o que teologia chama de a plenitude do Espírito Santo. É o momento em que a promessa de Cristo se cumpre: “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:7-8).

O Espirito santo chegou aos 12 discípulos, os capacitando a pregar o evangelho e pela palavra o Espírito Santo convenceu mais de 3 mil pessoas do pecado da justiça e do juízo. O Pastor destacou aqui que não foi a eloquência de Pedro um pescador, não foi por ameaça, não foi por pressão, nem por um apelo emocional, que aquelas 3 mil pessoas aceitaram a cristo. Mas foi porque o Espirito Santo agiu em seus corações.

Muitos Cristão esquecem da obra do Espirito santo Creem que o Espírito Santo seja um agente de milagres, curas, sinais e maravilhas, e aquele que intercede por nós. Quando seu ministério é um só: convencer o povo do pecado, da justiça e do juízo. É o Espírito Santo quem nos conduz a Cristo nos fazendo lembrar das palavras de Cristo. Milagres, curas, sinais e maravilhas estão presente na igreja, sim, mais devem cumprir o propósito de  glorificar a Deus e conduzir as pessoas a Cristo.

E foi exatamente isso que o Espirito Santo fez, não apenas capacitou os apóstolos e a Pedro a pregar a palavra de Deus, mas também agiu no coração das pessoas convertendo quase 3 mil delas.

A pregação da palavra de Deus foi o veículo usado pelo Espírito Santo até o coração dos homens, para que o caminho, a verdade e a vida, que vem de Jesus Cristo se tornasse real a todos que ouviram e aceitaram.

Ainda hoje a pregação da palavra é o veículo usado pelo Espírito, veja: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17).

As pessoas encontram a Cristo não porque criamos métodos, eventos, ou porque sabemos convencê-las. Elas se convertem verdadeiramente quando ouvem a Palavra de Deus – É o que a bíblia diz! E quem os convence acerca da Palavra não sou eu ou você, é o Espírito Santo! Então o que podemos fazer? Pregar a palavra! Anunciar a palavra! E deixar que o Espírito Santo realize sua obra através da Palavra. Por isso não podemos negligenciar a Palavra de Deus. Peça sabedoria de Deus, ore e pregue… fala a Palavra de Deus.

O Pastor destacou a pregação de Pedro, que usando o Antigo Testamento apontou ao povo Cristo. O Rei prometido, que foi rejeitado, mas que foi por Deus exaltando tendo sido feito Senhor e Cristo. “Irmãos, que faremos?” Perguntaram aqueles que ouviram a mensagem (v 37). Seus corações ficaram aflitos.

Esse mesmo Jesus é o que anunciamos hoje. Jesus Cristo é a promessa da nossa salvação. Ele foi morto por nossos pecados. Pagou a nossa dívida. E ressuscitou para nos dar garantia da vida eterna. Precisamos estar atentos a essa mensagem e crer nela. Ao ouvir esta mensagem também devemos ficar aflitos. Que faremos? O Pastor destacou que não é apenas um levantar de mãos, ou um estado de emoção, ou uma decisão intelectual. Quando cremos, é o Espírito Santo agindo em nossos corações e despertando em nós um desejo inexplicável por Deus. É esse desejo verdadeiro por Deus que nos conduz ao arrependimento e à fé, o que nos leva a uma manifestação pública – o batismo, onde afirmamos: já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. E tudo isso é obra de Deus (Leia Efésios 2:5-8).

A igreja precisa anunciar o evangelho e convidar as pessoas ao arrependimento. Nós fomos salvos pela obra do Espírito Santo em nós, não porque levantamos as mãos, mas porque sentimos o toque real do Espírito santo em nós.

Perguntas para aplicação nas células:

  • O que é igreja? Qual a diferença entre igreja local e igreja universal?
  • Como igreja local, a IBJF está desenvolvendo o que a Palavra de Deus diz que devemos ser e fazer? Ou seja, nós somos uma igreja unida, alicerçada na doutrina, na oração comunitária? Temos tudo em comum? Despertamos admiração nas pessoas do bairro, da cidade? Comentem. (Observem as respostas, isso será útil para nosso crescimento. Se as respostas forem mais negativas que positivas, pergunte: o que nós, como célula, podemos fazer para mudar esse quadro? Qual a sua responsabilidade pessoal nisso?).
  • Você concorda com a afirmação de que o Espírito de Deus continua atuando em nós hoje da mesma forma como atuou na igreja primitiva? Como o Espírito Santo tem atuado em sua vida hoje? Comente.
  • Vocês já foram zombados pelo fato de crerem no evangelho? Comente.
  • Como foi o momento em que você ouviu e creu na mensagem do evangelho? Compartilhem o que sentiram. (Observem as respostas. Se houver alguma que demonstre apenas uma “conversão” intelectual ou emocional, apenas um levantar de mãos ou um “ir a frente”, separe um tempo para conversar com essa pessoa em particular. Veja se ela realmente entendeu a salvação. Se necessário, faça um discipulado com ela.
  • O Pastor falou que as pessoas encontram a Cristo não porque criamos métodos, eventos, ou porque sabemos convencê-las. Elas se convertem verdadeiramente quando ouvem a Palavra de Deus. Pergunta: vocês tem ouvido – prestado atenção – no que a Palavra de Deus diz, ou vocês negligenciam a Palavra de Deus? (Aqui pode ser destacado que o ouvir – prestar atenção – é também o se perguntar: o que fazer? Ou seja, quando de fato ouvimos, de fato queremos mudança. Então se temos sido negligentes em áreas, por exemplo, do nosso casamento, relacionamentos com filhos/pais, se temos tido dificuldade de nos livrarmos de nossos vícios e pecados, é porque estamos negligenciando a Palavra de Deus. Escutamos, mas não ouvimos.

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, por meio de seu Espírito Santo, renove sua igreja, em especial a igreja local IBJF, a fim de que possamos desenvolver tudo o que a Palavra de Deus diz que devemos ser e fazer como igreja. Ore pedindo unidade e comunhão entre os irmãos, não só entre os irmãos da célula, mas os do corpo todo.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus, mediante a obra regeneradora do Espírito Santo, fale a seus corações e os convença do pecado, da justiça e do juízo, e que os conceda arrependimento e fé, dando a essa pessoa a oportunidade de entregar sua vida a Jesus. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!