Voltar para séries

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 29/01/2017 – Pr. Antônio Sidnei
TEMA DA MENSAGEM: RENOVA A NOSSA IGREJA – PARTE 3

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2:42).

O pastor iniciou sua mensagem lembrando sobre o que vimos na semana passada sobre como a igreja em Atos perseverava na doutrina dos apóstolos. Ele destacou, porém, que a palavra perseverar está atribuída também, às demais características daquela igreja, quais sejam: na comunhão, no partir do pão e nas orações.

PRECISAMOS PERSEVERAR NA COMUNHÃO

Pergunta: Como podemos perseverar na comunhão, em meio a uma igreja formada por pessoas tão diferentes (diferentes culturas, criações, opiniões, etc.). Compartilhem suas opiniões.

Depois, leia com sua célula o texto de Efésios 4:1-3, e compartilhe como a bíblia nos instrui a andar de modo digno de nosso chamado, com humildade, mansidão, paciência, suportando as diferenças uns dos outros em amor, a fim de guardarmos a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

O Pastor destacou a importância de perseverarmos na comunhão, mas observou que muitos não perseveram nem em ir aos cultos aos domingos.

Pergunta: Na sua opinião, porque muitas pessoas desistem ou sentem desanimo de ir à igreja ou até mesmo frequentar as células? Comentem!

Muitas pessoas atualmente vivem uma relação comercial com Deus. Isto é: elas frequentam cultos, participam de células e outros projetos da igreja enquanto estão recebendo algo em troca, seja uma simples satisfação pessoal (ex. reconhecimento), seja a resolução de seus problemas (ex. problemas no casamento, nos relacionamentos familiares, dificuldade no emprego). Quando a satisfação acaba ou quando a benção é recebida elas deixam a igreja de lado. Ou seja, o foco principal dessas pessoas não está em Deus, ou na comunhão com o Corpo de Cristo, mas nelas mesmas.

Pergunta: Seu relacionamento com Deus e com o Corpo de Cristo (comunhão com a igreja) tem sido baseado em uma relação de aliança ou uma relação comercial? Aqui é bom lembrar que Deus se relaciona conosco por meio de alianças. Toda Bíblia fala sobre as alianças de Deus. Nosso relacionamento com Ele e com sua igreja – ou seja, nossa comunhão com os irmãos, e isso inclui também nossos pais, filhos e cônjuges – devem ser baseados em nossa aliança com Deus, no que Ele é e fez por nós, e não pelo que Ele pode nos dar.

Pergunta: Numa escala de 1 a 10, qual nota você daria para a importância de se frequentar uma igreja local?

O Pastor nos lembrou que os primeiros cristãos “diariamente perseveravam unânimes no templo” (At 2.46). Eles se reuniam diariamente. Quanto menos culto, menos realidade espiritual. Ovelha fora do aprisco vira petisco de lobo.

O Pastor destacou, ainda, que não é possível servir a Deus apropriadamente sem a comunhão dos irmãos. Quanto mais perto de Deus estamos, mais sensíveis e abertos nos tornamos aos irmãos. Inversamente, quanto mais envolvidos com o pecado, mais distantes nos tornamos. Nossa intimidade com Deus é revelada em nossa comunhão com os irmãos. Leiam 1 João 1:7a. Quanto mais perto de Deus os participantes da igreja estão, mas próximos uns dos outros.

Pergunta: Como anda sua comunhão com os irmãos da igreja? Sua comunhão se resume aos membros da sua célula? Comentem.

Pergunta: Você percebe quando um irmão da sua célula falta à igreja? E quando outro irmão, que não faz parte de sua célula, falta, você percebe?

Pergunta: O pastor nos mostrou que a responsabilidade de cuidar dos irmãos não é exclusiva do pastor, mas de cada Cristão. Você concorda com essa afirmação? Comente.

Após, leia a comente sobre o texto de 1 Tessalonicenses 5:11-18, que diz: “Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros. Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.

Com base na afirmação do Pastor e no texto bíblico, o ato de visitar um irmão que está desanimado ou passando por dificuldades, para animá-lo ou exortá-lo, cuidar dele, ou apenas para uma visita cotidiana, não é função exclusiva do Pastor e/ou do Líder de Célula, mas de cada cristão, cada um.

Pergunta: Quantos irmãos da igreja você já visitou até hoje? Se nenhum, Porque? Se algum, como foi a experiência? A intimidade e a comunhão entre vocês aumentou ou diminuiu após a visita?

Muitas vezes, quando cobramos algo da igreja, ou uma atitude do Pastor ou dos líderes, geralmente estamos evidenciando que nós não estamos fazendo a nossa parte como membros do Corpo de Cristo. Pensem nisso!

PRECISAMOS PERSEVERAR NO PARTIR DO PÃO

O partir do pão refere-se à Ceia do Senhor. Este é o memorial mais significante do cristianismo, pois é a recordação vívida do Sacrifício de Cristo em nosso favor, para redenção dos nossos pecados. Leiam (Mateus 26:26-28). A ceia é a união espiritual entre Cristo e os cristãos.

Pergunta: Você entende o significado da Ceia do Senhor? Peça que o grupo explique.

Paulo faz sérias advertências sobre participação indevida da “Ceia do Senhor“, inclusive pela falta de comunhão na igreja. Paulo alerta que na Ceia partimos o pão como símbolo do corpo de Cristo, lembrando de seu auto sacrifício na cruz, mas também declaramos participar todos juntos do seu corpo. Por isso precisamos discernir (entender bem, compreender) o Corpo de Cristo.

Pergunta: Vocês entendem o que significa o Corpo de Cristo e a importância de entender isso para participar da ceia?

O Corpo de Cristo representa a unidade da igreja. Dscernir o Corpo é entender bem o que representa estar em unidade com os irmãos que integram esse corpo. A igreja de Corinto, na prática, não estava em unidade, por isso a advertência de Paulo: “Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem” (1 Coríntios 11:29-30). Não existe unidade numa igreja cheia de intrigas, fofocas, grupinhos, falta de perdão, ausência de cooperação mútua. Não há unidade quando cada membro pensa exclusivamente em seus próprios interesses.

Portanto, perseverar no partir do pão não é apenas persistir em praticar um simples ritual, mas é fazê-lo de forma digna, entendendo que é a unidade do Corpo de Cristo, e praticando a verdadeira comunhão entre nós e Cristo e nós e os demais irmãos. A participação indevida da Ceia (sem discernir o corpo) torna o participante suscetível à disciplina de Deus. Tal disciplina pode ser uma doença física, ou até mesmo a morte. Portanto, nota-se a seriedade deste memorial participativo. Portanto, não podemos deixar de observar esse mandamento, com cautela e perseverança.

PRECISAMOS PERSEVERAR NA ORAÇÃO

Pergunta: Na sua opinião, quando o texto de Atos diz que a igreja perseverava em oração, ela estava falando das nossas orações particulares ou das orações coletivas?

O pastor ressaltou que a perseverança em oração, descrita em Atos, não se refere a oração individual, mas a oração coletiva. As orações tiveram um papel fundamental na vida da Igreja Primitiva. Isso pode ser claramente percebido pelo relato deixado por Lucas no livro de Atos. Vejamos: a) Atos 1:14 – Todos unânimes perseveravam em oração; b) Atos 3:1 – Os líderes da igreja vão orar às 3 horas da tarde; c) Atos 4:31 – A igreja sob perseguição ora, o lugar treme e o Espírito desce; d) Atos 6:4 – A liderança entende que a sua maior prioridade é oração e a Palavra; e) Atos 9:11 – O primeiro sinal que Deus deu a Ananias sobre a conversão de Paulo é que ele estava orando; f) Atos 12:5 – Pedro está preso, mas há oração incessante da igreja em seu favor e ele é liberto miraculosamente; g) Atos 13:1-3 – A igreja de Antioquia ora e Deus abre as portas das missões mundiais; h) Atos 16:25 – Paulo e Silas oram na prisão e Deus abre as portas da Europa para o evangelho; i) Atos 20:36 – Paulo ora com os presbíteros da igreja de Éfeso na praia; j) Atos 28:8-9 – Paulo ora pelos enfermos de ilha de Malta e os cura.

Pergunta: De 0 a 10, como você avalia seu tempo de oração particular pela igreja?

Pergunta: De 0 a 10, como você avalia seu tempo de oração coletiva com a igreja?

Nesse momento, duas coisas podem ser compartilhadas. A primeira, é o Encontro de Oração que a igreja tem todas as terças-feiras na igreja, às 19h30. É um encontro aberto para toda igreja. Um momento onde intercedemos uns pelos outros, estreitando nossos relacionamentos e crescendo em comunhão uns com os outros. Você líder, tem participado desses encontros? Você considera isso importante? Faça uma reflexão pessoal e leve os membros de usa célula a fazerem a mesma reflexão. Convide e estimule seus liderados a persistirem em oração coletiva com a igreja.

A segunda coisa a ser compartilhada é o Relógio de Oração. Esta é mais uma ferramenta disponibilizada para que a igreja a fim de que todos estejam em constante oração. Incentive seus liderados a se inscreverem e a separarem um tempo diário para orar pela igreja.

A igreja hoje fala de oração, mas não ora. Precisamos mudar esse quadro. Precisamos perseverar em oração.

Resumindo: A Palavra de Deus para sua igreja (nós) hoje é persevere na doutrina dos apóstolos (leitura e estudo da Palavra de Deus), persevere na comunhão, persevere no partir do pão e persevere na oração. Se nós como cristãos não observamos tais coisas. Se tais coisas não são importantes aos nossos olhos, precisamos ter cuidado. Talvez não sejamos sequer salvos. Persevere!

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, por meio de seu Espírito Santo, renove sua igreja, colocando em nossos corações o desejo e o anseio de querer conhecer Deus acima de tudo por meio do estudo da doutrina dos apóstolos. Que Ele, por sua misericórdia, desperte em nós o desejo ardente de perseverar na comunhão uns com os outros, em amor. Que Ele nos capacite a perseverar no partir do pão de modo digno, sabendo discernir o Corpo de Cristo. E que possamos perseverar também em oração, de modo não apenas individual, mas, coletivamente, como e em igreja.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus para que a obra regeneradora do Espírito Santo seja manifesta em seus corações, para que haja arrependimento e fé, a fim de que tais pessoas entreguem suas vidas a Jesus. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!