Voltar para séries

Se preferir, ouça na íntegra a mensagem pregada.

RESUMO DA MENSAGEM PARA ESTUDO EM CÉLULA
Pregada em 08/01/2017 – Pr. Antônio Sidnei

TEMA DA MENSAGEM: RESTAURANDO RELACIONAMENTOS – SEMEADURA

Versículo base: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6:7-9).

O Pastor destacou em sua mensagem que Paulo, ao escrever aos Gálatas, tinha como objetivo auxiliar os irmãos a resistir aos falsos mestres que pregavam que, para ser salvo, era preciso, além da fé em Cristo, obedecer à lei (no caso específico, a circuncisão). O que Paulo afirmou em sua carta é que somos salvos somente pela fé na obra redentora de Jesus Cristo, e não por nenhum mérito nosso, como as obras da lei.

Entretanto, no capítulo 6, Paulo mostra que há obras saudáveis que todo cristão deve empenhar-se a realizar para que cumpram o que ele chama de “a lei de Cristo”, tais como ajudar a restabelecer alguém que errou (verso 1) e levar os fardos uns dos outros (verso 2). E então ele fala da lei da semeadura: aquilo que você planta você colhe! Essa lei afirma que existe um resultado em tudo que você faz, seja para o bem o para o mal. Leia outros textos que corroboram com essa lei: Romanos 2:6; Salmos 62:12 e Provérbios 24:12

O Pastor ressaltou que toda ação gera uma reação. Toda causa leva a um efeito. E que essa lei, criada por Deus, se aplica tanto em nossa esfera física (citando inclusive as leis naturais, força da gravidade, assoreamento causado pelo desmatamento, morte causada por ferida grave sem tratamento), como também em nossa vida espiritual.

Assim, nossas ações físicas e espirituais sempre redundarão em uma reação. Nesse sentido, esperar de Deus uma reação sem que haja de nossa parte uma ação é zombar de Deus (verso 7).

Por exemplo: esperar que Deus lhe salve e o leve para o céu para habitar lá eternamente (resultado esperado), sem crer em Jesus em arrependimento (ação) é zombar de Deus. Pois Deus diz em sua Palavra: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:31). “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 6.8-9).

Outro exemplo: Se você espera parar de pecar (resultado esperado), deve viver pelo Espírito, que nos capacita de modo a não satisfazermos os desejos da nossa carne (ação esperada, de acordo com Gálatas 2:20, 5:16 e Hebreus 4:12).

Então antes de esperar um resultado ou uma reação de Deus (bênção) é necessário entrar pela porta da obediência à Palavra de Deus (ação esperada por Deus). Primeiro, porque a Palavra de Deus, viva e eficaz, é que julga nossas intenções. Ela revela quem somos e ela nos mostra os caminhos certos, que devemos seguir, e os errados, que devemos abandonar. Segundo, porque Deus é fiel à sua Palavra.

Pergunta: O que significa a afirmação de que Deus é fiel à sua Palavra? Resposta: A fidelidade de Deus não é a homens, mas é a si mesmo. Deus é fiel a seu nome e à sua Palavra (Salmo 33:4 e Deuteronômio 7:9). Ou seja, Deus será fiel a você partindo do princípio do que ele diz sobre você e sobre em sua Palavra. Deus não desampara os salvos (seus filhos), porque ele afirmou em sua Palavra “Eu não te deixarei e nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Por isso, mesmo quando nós, os salvos, cometemos um erro e pecamos, ele ainda assim permanece fiel. Não por nossa causa. Mas por fidelidade à sua Palavra. Por isso, a melhor coisa que podemos fazer é sermos obedientes à Palavra de Deus (leia Deuteronômio 5:29 e Lucas 6:46). A Palavra de Deus é repleta de promessas para aqueles que obedecem a seus preceitos. Deus é fiel para cumprir tais promessas, por amor à sua Palavra.

Porém, esperar de Deus as suas promessas sem obediência à sua Palavra é zombar de Deus.

Precisamos plantar de acordo com as sementes que Deus nos dá em sua Palavra. Assim, certamente colheremos bons frutos, no tempo de Deus.

O que isso tem a ver com restauração de relacionamentos?

Tudo! Se a reação que esperamos colher é a restauração de nossos relacionamentos, seja com nossos pais, filhos, cônjuges, amigos, empregados ou chefes, devemos plantar as sementes certas, de acordo com a Palavra de Deus, em cada um desses relacionamentos. Porque aquilo que você planta, você colhe.

Pergunta para aplicação para adultos, casais e jovens:

  1. Você acha tem plantado as sementes certas em seus relacionamentos (casamento, pais, filhos, chefes, professores, empregados, alunos, irmãos, etc)? Adeque a pergunta de acordo com sua célula e permita que eles comentem por alguns minutos.
  2. Você marido, tem amado sua esposa como Cristo amou a igreja (com renúncia, com misericórdia, com sacrifício, com respeito, com tudo o que você tem), conforme Efésios 5:25-33? Comentem e vejam se as esposas concordam? Destaque que quando o marido não ama sua esposa, ele está zombando de Deus, pois Deus manda que o marido ame sua esposa.
  3. Você esposa, tem sido submissa a seu marido como ao Senhor (você se sente cuidada por seu marido? Você o obedece? Você aceita suas orientações? Você se submete à liderança do marido?) Conforme Efésios 5:22-24. Comentem e vejam se os maridos concordam. Destaque que se a esposa não é submissa ao marido, ela estará zombando de Deus, pois Deus manda que as mulheres sejam submissas aos maridos.
  4. Vocês pais, como educam seus filhos? Aos gritos e berros, criticando-os em tudo e irritando-os? Você escuta seus filhos? Conversa com eles ou já castiga logo? Você quebra as promessas que faz com seus filhos? Você tem disciplinado seu filho de acordo com os ensinamentos cristãos (Efésios 6:4)? Destaque que se a educação dos filhos não for feita de acordo com o que a Palavra de Deus instrui, os pais estarão zombando de Deus.
  5. Vocês filhos, tem obedecido seus pais? Você conversa com eles ou dá as costas e se tranca no quarto? Você tem honrado seus pais, dando-lhes o que é devido: respeito, amizade, cumplicidade? Você segue os conselhos do seus pais ou você os ignora? Destaque que quando não respeitamos e honramos nossos pais, de acordo com a Palavra de Deus, estaremos zombando de Deus.
  6. Na sua opinião, um jovem que sonha em se casar e que deseja um esposo ou uma esposa de Deus, estaria ou não zombando de Deus acessando pornografia ou se masturbando? Comente.
  7. Na sua opinião, uma pessoa que deseja passar em um concurso público, ou um jovem que deseja entrar na faculdade ou concluir os estudos, está plantando boas sementes ao procrastinar seus estudos? Comente.

Você pode criar outras perguntas nessa linha, de acordo com a característica e as necessidades de sua célula.

Paulo nos coloca diante de duas semeaduras: 1) Ou nós semeamos para a carne, e nessa hipótese colheremos destruição (leia Gálatas 6:8a e isso implica em praticarmos as obras da carne – Gálatas 5:19-21); 2) Ou semeamos para o Espírito, e nessa hipótese colheremos vida eterna (leia Gálatas 6:8b e isso implica andar no Espírito e produzir seu fruto – Gálatas 5:16-17).

Não existe a possibilidade de clamar para que Deus nos ajude e restaure nossos relacionamentos se nosso caminhar for pautado em satisfazer nossos desejos carnais, e se nossas obras forem as obras da carne (egoísmo, ira, ciúmes, discórdia, etc). Mas se andarmos no Espírito, estaremos plantando no Espírito, e colheremos dele o seu fruto (amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio). Nossa ação deve condizer com a reação que esperamos. Nossos frutos serão resultado do que plantamos. É a lei da semeadura.

Destaque importante. Deus é fiel a sua Palavra e promete boa colheita a quem planta no Espírito. Porém, a colheita é no tempo próprio. Por isso, não podemos desanimar se a colheita demorar, pois Deus sabe qual é o melhor momento para que isso ocorra. Enquanto esperamos a colheita, não nos cansemos de fazer o bem (Gálatas 6:9).

CONCLUSÃO: Ore com os irmãos da sua célula pedindo que o Senhor, por meio de seu Espírito Santo, revele os relacionamentos que precisam ser restaurados e aponte os erros ou pecados plantados que estão impedindo uma boa colheita, concedendo a cada um o devido arrependimento. E que cada um passe a semear no Espírito, a fim de colher dele seu fruto, abandonando as obras da carne e seguindo o que diz a Palavra de Deus, para que o Deus da Palavra, em sua fidelidade, abençoe a vida de cada um.

Se há alguma pessoa não convertida em sua célula, ore a Deus e peça para que ele conceda arrependimento e fé, dando a essa pessoa a oportunidade de entregar sua vida a Jesus, abandonando as trevas a fim de serem feitos filhos da luz, para que andem também na luz e semeiem no Espírito. Se houver decisões, ore por eles e consolide-os na célula, fortalecendo-os através do discipulado.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, abençoe o encontro de vocês. Amém!